Em um momento decisivo para o desenvolvimento da infraestrutura no Norte do Brasil, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) se manifestou sobre a importância e a viabilidade econômica da BR-319. Durante seu encontro com o prefeito de Lábrea, Gean Barros, o senador destacou que todos os estudos e análises necessários para demonstrar a viabilidade econômica, social e ambiental da estrada foram realizados, atendendo a todos os regulamentos legais do Brasil.
Segundo o senador, os relatórios elaborados foram unânimes em mostrar resultados favoráveis, evidenciando que a construção e manutenção da BR-319 são viáveis, além dessa rodovia ser essencial para o desenvolvimento regional. “Todos os estudos já foram realizados e, também, as análises necessárias para demonstrar a viabilidade econômica, social e ambiental da estrada diante do regulamento legal que o Brasil tem. Todos os relatórios foram favoráveis,” afirmou Eduardo Braga.
Para o senador, a principal barreira agora é a vontade política do governo federal. Ele enfatizou a urgência de uma decisão governamental para que a estrada, que conecta Manaus a Porto Velho, finalmente retire os estados do Amazonas, Roraima e Rondônia do isolamento logístico. “Agora, é a vontade política do governo de poder, finalmente, tirar os estados do Amazonas, Roraima e Rondônia do isolamento,” destacou o senador.
A BR-319 é vista como um projeto vital para o desenvolvimento econômico e social da região, oferecendo uma alternativa de transporte terrestre que pode impulsionar o comércio, melhorar o acesso a serviços essenciais e integrar mais efetivamente essas regiões ao restante do país. O senador Eduardo Braga continua a trabalhar para que o projeto avance, reiterando seu compromisso com a infraestrutura e o progresso do Norte do Brasil.