Voz do Purus
VOZ do PURUS LÁBREA E REGIÃO VOZ DO PURUS A voz da Princesinha do Purus
vozdopurus.com.br
Clique para acessar
VOZ DO PURUS
🐟
🐠
Voz do Purus
VOZ do PURUS LÁBREA E REGIÃO VOZ DO PURUS A voz da Princesinha do Purus
vozdopurus.com.br
Clique para acessar
VOZ DO PURUS
🐟
🐠
InícioDestaquesVereador Jorda Galvão cobra fim das "escolas puxadinho" em Lábrea

Vereador Jorda Galvão cobra fim das “escolas puxadinho” em Lábrea

Parlamentar do MDB utilizou da palavra para exigir investimentos urgentes na infraestrutura escolar e elogiou avanços na saúde da gestão Gerlando Lopes.

O vereador Jorda Galvão (MDB) fez um balanço político da gestão municipal e cobrar melhorias estruturais urgentes na rede pública de ensino do município. Com um discurso que equilibrou reconhecimento, crítica e diálogo institucional, o parlamentar reafirmou que seu mandato é orientado exclusivamente pelos interesses da população labreense.

Logo no início da fala, Jorda Galvão tratou de demarcar seu posicionamento político sem abrir mão do respeito institucional. Apesar de ter sido eleito pelo campo da oposição ao atual prefeito Gerlando Lopes, o vereador foi enfático ao afirmar que a relação com o Executivo é pautada pelo diálogo. “Vossa Excelência sabe que na disputa eleitoral não estivemos no mesmo lado, mas mantemos o respeito.”, disse.
O parlamentar esclareceu ainda que suas visitas ao gabinete do prefeito têm como único objetivo apresentar demandas da população, nunca “barganhas próprias”, reafirmando assim seu compromisso com os interesses da população.

Jorda Galvão fez questão de reconhecer publicamente os avanços conquistados pela gestão Gerlando Lopes na área da saúde, destacando a coragem do prefeito ao assumir a administração do Hospital Regional e ao organizar mutirões de cirurgias que beneficiaram diretamente a população.

O próprio parlamentar admitiu certo ceticismo quanto ao sucesso dessas iniciativas, especialmente diante da falta de apoio do Governo do Estado do Amazonas. Contudo, o resultado de 2025 o surpreendeu positivamente.

O vereador também elogiou o pagamento de abonos aos servidores da educação via FUNDEB, reconhecendo a iniciativa como um avanço importante para a valorização dos profissionais da rede municipal de ensino de Lábrea.

Não obstante à aprovação de ações do prefeito na área de saúde e infraestrutura, Jorda Galvão não poupou palavras para fazer alguns críticas em relação à educação. O vereador classificou a situação atual de diversas unidades escolares municipais preocupantes, ressaltando que “nossas escolas municipais são ‘escolas puxadinho’”. Ele cobrou que o prefeito utilize os recursos do FUNDEB para transformar essa realidade, construindo unidades dignas, onde os alunos não precisem mais sentar em cadeiras madeira.
O termo “puxadinho” — popularmente usado para descrever construções improvisadas e acrescidas de forma precária às edificações originais — foi empregado pelo parlamentar para retratar o que ele enxerga como um padrão inaceitável nas instalações físicas das escolas públicas de Lábrea. Jorda Galvão cobrou que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) sejam direcionados à construção de unidades dignas e adequadas para o pleno desenvolvimento dos estudantes.

A fala ressoa com uma demanda histórica de comunidades no interior do Amazonas, onde a precariedade da infraestrutura escolar é apontada por educadores, pais e alunos como um dos maiores obstáculos ao aprendizado e à permanência das crianças na escola.

Harmonia na Câmara
Ao encerrar seu pronunciamento, o vereador reservou espaço para destacar um aspecto que considera fundamental para o bom funcionamento do Legislativo local: a capacidade dos 13 vereadores de Lábrea de divergirem politicamente sem perder o respeito mútuo e de trabalharem em conjunto pelo município quando necessário.

Em um momento que desarmou a solenidade do plenário, Jorda Galvão prestou uma homenagem descontraída ao colega vereador Fanga, que completou 50 anos de idade. Mais do que um gesto de gentileza, o vereador utilizou a ocasião para reforçar o valor da experiência e do caráter no exercício do mandato.

“É o cara que me passa muita experiência. Peço que continue sendo esse homem de caráter e moral.”, concluiu.

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui