O município de Muçum programa para o próximo dia 20 de dezembro, no lonão da Praça da Matriz, o evento que celebra a abertura da colheita da uva. Em sua sétima edição, a atividade inicia às 8h. O objetivo, de acordo com o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Jairo Bellini, é promover e incentivar os produtores a comercializarem o seu produto diretamente ao consumidor, com uvas recém-colhidas e a preços acessíveis.
Na ocasião, além da uva, serão comercializadas hortaliças e outras frutas. No local também estará presente a Agroindústria Brandão, que disponibilizará produtos derivados da cana, como açúcar mascavo, melado, rapadura e caldo de cana. Para Bellini, a ação, além de oportunizar a orientação aos produtores quanto ao cultivo, qualidade, boa apresentação das uvas e a organização da feira, possibilita divulgar o potencial produtivo de Muçum.
Até o fim da safra devem ser colhidas cerca de 125 toneladas de uvas de mesa, sendo 95% desse volume colhido em dezembro. “Infelizmente a instabilidade do tempo não favoreceu a produção de uvas nesse ano, ainda que tenhamos um microclima favorável para o cultivo das variedades de maturação precoce, como Niágara Rosa e Branca, Isabel Precoce e Vênus”, constata o técnico. Ainda assim, os frutos produzidos apresentarão altíssima qualidade, observa.
São aguardadas cerca de 180 pessoas para o evento, que é organizado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e secretarias de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto e Agricultura e Produção. Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar de Muçum, ou pelo telefone (51) 3755-1229.